Blog

4 modelos de aparelhos dentários

O tratamento com aparelho ortodôntico é ideal para corrigir dentes tortos e desalinhados, corrigir mordida cruzada e prevenir a oclusão dentária, que acontece quando os dentes superiores e inferiores se tocam ao fechar a boca. Os aparelhos, de forma geral, funcionam movimentando os dentes em direção à posição certa. O resultado é uma transformação incrível para deixar o sorriso bonito e saudável.

A questão estética é a mais procurada por deixar os dentes alinhados e bem posicionados, elevando a autoestima e a vontade da pessoa mostrar aquele sorrisão para todo mundo. Outro fator é que o tratamento dá a sustentação certa aos músculos faciais, o que resulta na melhora da harmonia do rosto. Sem contar que, a prevenção de cáries e de doenças gengivais aumenta por causa da facilidade na hora de higienizar. Por último, o mau posicionamento dos dentes pode causar dores de cabeça, problemas de dicção, respiração e até problemas gástricos atrapalhando a qualidade de vida.

Hoje em dia existem quatro tipos de aparelhos, a escolha vai depender da preferência da pessoa, em conjunto com a avaliação do dentista, para que a escolha seja assertiva de acordo com a necessidade do paciente. Os modelos têm diferentes preços que variam de acordo com o material e tecnologia usados.

1)
Aparelhos fixos metálicos:
Esse é o modelo mais conhecido e acessível. É formado por bandas, fios e bráquetes. O sucesso das “borrachinhas” coloridas começou com esses aparelhos. A higiene bucal precisa ser redobrada, porque é bem mais fácil acumular restos de alimentos entre os dentes.

2)
Aparelhos fixos estéticos:
É uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico. A diferença aqui é que o material dos bráquetes são transparentes, pois são de safira. O resultado é um modelo com o visual mais leve do que o metálico e a higienização continua exigindo muita atenção.

3)
Aparelhos autoligados:
O modelo é todo metálico e o fio se prende no próprio aparelho, dispensando o uso das “borrachinhas”. A vantagem é que como há uma diminuição do atrito, o tempo de tratamento comparado aos aparelhos convencionais acaba sendo menor, diminuindo também o número de consultas de manutenção.

4)

Alinhadores:
São placas muito sofisticadas e praticamente invisíveis (se parecem com aquelas placas usadas em tratamento de clareamento). Tem o menor tempo de tratamento, é o mais higiênico, 100% estético, com menos odores e mais eficiência. Os alinhadores são feitos sob medida através de softwares que permitem visualizar o planejamento e resultados pretendidos já na primeira consulta.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp