E você sabia que o ideal é que o fio dental seja usado antes da escovação? Dessa forma é possível remover toda a placa que fica entre os dentes, depois a escova entra em ação complementado a limpeza.
Com isso você mantém os dentes sempre limpos, livre das placas e consequentemente das cáries e da gengivite que é uma inflamação causada na gengiva e tem como principal causa a má higienização dos dentes. Se não for tratada, pode agravar levando à perda do dente.
Voltando ao assunto do fio dental, conheça agora os quatro tipos que foram pensados para atender às diferentes necessidades e saiba qual é melhor pra você!
Fita (multifilamentoso): esse é o modelo mais tradicional e tem alto poder de limpeza. É recomendada para pessoas que têm um espaço maior entre os dentes, pois esse fio tem maior facilidade de desfiar. O material é composto por várias fibras de nylon.
Fita (monofilamentoso): é recomendada para pessoas que têm um espaço pequeno entre os dentes, com arcada mais junta e que sentem dificuldade para usar o fio dental. O material é mais fino e achatado formado por apenas um filamento.
Super Floss: é perfeito para pessoas que usam aparelhos ortodônticos, pontes, coroas ou implantes. É formado por três partes, uma parte mais rígida, uma rede de fibras esponjosas e o fio regular. Cada parte tem sua função: a extremidade rígida facilita a inserção do fio entre os dentes, a esponjosa limpa a superfície do dente e o fio dental regular faz a limpeza entre os dentes e na linha da gengiva.
Fio com haste: se você está precisando fazer uma limpeza mais profunda dos dentes, não há dúvida que esse modelo é o melhor. Ele é uma ferramenta de plástico com uma ponta curva feita para segurar um pedaço de fio dental. Na outra ponta tem um pequeno palito de plástico que pode ser utilizado para retirar grandes partículas de comida que podem ficar presas na linha da gengiva ou entre os dentes.
Mais uma funcionalidade extremamente útil e vantajosa do fio dental é que ele pode indicar que tem algo errado na sua boca. É só ter sempre atenção na hora de passar o fio dental nos dentes, se ele começar a desfiar em lugares que antes não acontecia isso, é possível que alguma doença bucal esteja se iniciando, como uma cárie ou tártaro. A indicação é ir ao dentista e fazer uma avaliação o quanto antes.