Blog

7 causas da sensibilidade dos dentes

Quem tem sensibilidade nos dentes sabe o quanto incomoda tomar água gelada, sorvete, ou então comer alimentos ácidos como limão ou abacaxi, até mesmo o ar frio pode causar dor e desconforto nos dentes. A sensibilidade é desencadeada por bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Mas você sabe por que a sensibilidade, que os dentistas chamam de hipersensibilidade dentinária, acontece?

A estrutura dentária que responde a esses estímulos causando dor é a dentina (camada interna que envolve o nervo). Em condições normais, ela é coberta por esmalte (porção coronária) ou por gengiva (porção radicular). Uma vez que a dentina é exposta, seja pela falta do esmalte ou da gengiva, sentimos dor.


Isso acontece por vários fatores, mas os mais comuns são:

  • Retração gengival
    Pode ocorrer em consequência da idade, hábito da escovação muito forte e/ou uso de escovas muito duras, higienização inadequada e falta do uso do fio dental levando à inflamação gengival, má oclusão e dentes desalinhados. Como resultado pode acontecer a retração gengival, que é quando a gengiva “abaixa” em relação ao dente, deixando a raiz dentária exposta.
  • Erosão no esmalte do dente
    Geralmente é causado pelo consumo de alimentos ácidos, como refrigerantes, que abaixam o pH da boca, trazendo erosão ao esmalte e exposição da dentina. Pessoas que são diagnosticadas com refluxo gástrico normalmente são acometidas dessa erosão também, por exporem constantemente os dentes aos ácidos estomacais.
  • Apertamento Dental e Bruxismo
    O hábito de apertar e/ou ranger os dentes podem causar trincas no esmalte, desgastes e consequentemente aumento da sensibilidade dentinária.
  • Abrasão
    Alguns cremes dentais têm partículas polidoras para melhor limpeza dos dentes. Mas em excesso, essas partículas causam abrasão no esmalte, expondo a dentina e ocasionando a dor.
  • Restaurações inadequadas, dentes lascados ou fraturados também levam à exposição dentinária.

O uso de aparelhos ortodônticos e tratamento de clareamento estão entre as causas que podem resultar em uma sensibilidade transitória.

Como tratar?

O tratamento sempre consiste em remover ou tratar a causa. Um ponto que é importante frisar é que o problema deve ser identificado e tratado logo na fase inicial, para que o paciente não tenha agravamento do caso.


“Como se trata de uma causa com vários fatores possíveis, as visitas periódicas ao dentista são indispensáveis para o diagnóstico, prevenção e manutenção da saúde bucal. Escovas macias e uso de creme dental específico para sensibilidade também podem ser ótimos aliados ao tratamento” aconselha a endodontista Glícea Bizinoto.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp