Blog

4 problemas bucais mais comuns na terceira idade

A partir dos 60 anos, o uso de remédios para tratamento de doenças crônicas, a diminuição da imunidade e aumento da hipersensibilidade deixam o corpo mais propenso ao aparecimento de doenças bucais. Por isso, é importante observar qualquer sinal que a boca dá, por mínimo que seja, para evitar um problema bucal maior no futuro. Separamos para você os quatro problemas bucais mais recorrentes na terceira idade.

1.Cáries
Com o avanço da idade, a estrutura bucal sofre alterações. O enfraquecimento dos dentes e o aumento da sensibilidade dificultam a higienização e facilita o aparecimento das doenças bucais. Costuma ter início na raiz do dente com desenvolvimento bem rápido, causando dor e sensibilidade. A cárie também pode provocar mau hálito e surgimento de manchas escuras no dente.
Manter a higiene bucal e uma alimentação equilibrada, evitando o consumo de doces, é importante para a prevenção.

2.Xerostomia
Sabe aquela sensação de “boca seca”? Nem sempre é por falta de água. A xerostomia é uma doença que diminui a quantidade de saliva na boca, e isso pode desencadear outras doenças bucais como: halitose, gengivite, infecção bucal por cândida e irritação na língua e outras cavidades bucais, e tudo isso pode acabar levando à perda do dente, se não houver tratamento.
O dentista pode orientar sobre as melhores maneiras de estimular a salivação, ou até mesmo, indicar os tratamentos mais adequados de acordo com a necessidade do paciente.

3.Gengivite e Periodontite
A gengivite é a principal causa da perda dos dentes na terceira idade. É uma doença que causa irritação, inchaço e vermelhidão na gengiva. Quando não é tratada, evolui para o periodontite em que há rompimento das fibras que fazem a união da gengiva com o osso de suporte e o dente. Com isso, forma-se um espaço entre a gengiva e o dente, que vai ficando cada vez maior e acaba ocasionando a mobilidade, por causa da perda de estrutura, e posterior necessidade de remoção do dente.
Doenças nas gengivas são reversíveis em seus primeiros estágios e, por isso, quanto antes forem identificadas, mais rápidas são tratadas e curadas.

4.Lesões da mucosa bucal
O risco de surgirem doenças bucais na terceira idade, ocasionadas por lesões, é muito maior. Podem ser provenientes de uso de próteses mal adaptadas, fumo excessivo, implantes feitos de maneira incorreta e escovação inadequada. Candidíase, leucoplasia, que pode se desenvolver e se tornar cancerígena e câncer bucal são algumas dessas lesões, que podem ser prevenidas por hábitos saudáveis e acompanhamento médico.

Prevenção
Escovação correta, uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista são ações simples que evitam patologias.
Geralmente as pessoas procuram o dentista quando já estão sentindo alguma dor, mas ir ao dentista antes para uma avaliação e higienização dos dentes, por exemplo, evita o aparecimento de doenças.
O cuidado com uma alimentação balanceada também ajuda a prevenir o aparecimento de doenças bucais e manter a boca saudável.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp