Blog

Células-tronco de dentes de leite

Você já ouviu falar sobre odontologia regenerativa com o uso de células-tronco? Sabia que podemos armazenar as células-tronco dos dentes de leite, também chamados de decíduos? E qual é a importância disso? Quais são as vantagens para o paciente?

Vamos começar falando o que são as células-tronco. São células curingas, porque são capazes de se diferenciar em células com funções muito especializadas, constituindo diferentes tipos de tecidos do corpo. Essas células têm alta capacidade de multiplicação, em termos práticos, podemos afirmar que têm o potencial de recompor tecidos danificados, e assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, Parkison, Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.


As células-tronco presentes na polpa dos dentes de leite se destacam por serem jovens e por fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, o que significa que elas podem servir não só ao doador, mas também à família toda da criança. O processo para obtenção das células-tronco não é invasivo e pode ser feito naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, que acontece entre os 5 e 12 anos de idade.


Como é feito o armazenamento da polpa do dente de leite?
Se os pais decidirem por fazer esse procedimento em seu filho, devem ter o acompanhamento de um profissional odontopediatra especialista, para avaliação e identificação do melhor dente para essa finalidade, e para que esse profissional seja o responsável pela extração do dente.


É importante você saber que esperar o dente cair em casa não funciona para esse tipo de técnica, porque há risco de contaminação do dente e da polpa, o que traz riscos para a criança. Após a extração do dente, o laboratório competente cuida do armazenamento para manter as células-tronco em perfeitas condições de uso por tempo indeterminado. Assim, caso o doador ou alguém da família precise no futuro, poderá recorrer a esse banco de células-tronco.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp