Blog

Fluorose Dental

Sabia que manchas brancas nos dentes costumam ter como causa o flúor? É chamada de fluorose dental, uma anomalia que ocorre no período de formação de qualquer um dos dentes, ou seja, eles já erupcionam com as manchas. A ingestão em excesso do flúor é que resulta nessas manchas, deixando os dentes mais opacos que o normal, com tons que variam entre o branco e o marrom claro

O flúor na quantidade certa é benéfico para os dentes, e por isso está presente na água que consumimos e nos cremes dentais com o objetivo de ajudar na prevenção da cárie.

QUANDO APARECE?


A fluorose pode ocorrer em qualquer idade, mas as crianças são as mais afetadas, principalmente antes dos seis anos de idade. Sabe por quê? Quando elas começam a escovar seus primeiros dentinhos de leite pode acontecer, acidentalmente, a ingestão do creme dental com flúor. Nesse caso, as manchas podem afetar também os dentes permanentes. Outro fator é quando a mãe está grávida e ingere flúor em excesso, e acaba passando para o bebê.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?


A fluorose afeta a estética apenas, não deixa os dentes fracos e nem causa complicações à saúde. Um grande problema é que quando os dentes ficam manchados, não voltam mais à sua coloração natural. Por isso, é muito importante se preocupar com a prevenção!

TEM COMO PREVENIR?


A principal recomendação começa na escolha do creme dental para as crianças, que deve conter 1.100 ppm a 1.400 ppm de flúor, a variação é de acordo com a idade. Aí, o próximo passo é ficar de olho na escovação para evitar a ingestão acidental do creme dental. Por ter sabores atrativos, como morango, uva, as crianças podem engolir a pasta, por isso é preciso ter uma atenção especial dos pais nessa fase. Supervisione a quantidade do creme dental que deve ser usada e instrua como cuspir e bochechar corretamente.


Além disso, procure se informar sobre os níveis de flúor que tem na água da sua cidade e fique atento aos medicamentos que contém flúor na sua composição.

MAS SERÁ QUE TEM COMO TIRAR AS MANCHAS BRANCAS?


Nem sempre a mancha branca ou amarronzada pode ser sinal de fluorose. Talvez seja uma cárie ativa ou inativa, procure um dentista para fazer uma avaliação. Se for fluorose dental, dependendo do grau da mancha e da sua idade, pode ser recomendado o clareamento ou a microabrasão do esmalte, técnicas menos invasivas que não causam nenhum transtorno ao paciente e podem ser feitas quando as manchas são mais leves. Já nos casos mais severos, o dentista pode indicar a restauração mais invasiva dos dentes para renovar o sorriso.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp