Blog

3 Causas das Manchas Brancas nos Dentes

Manchas brancas nos dentes causam preocupação, prejudicam a estética, e podem aparecer tanto nos dentes de leite quanto nos permanentes. Mas você sabe por que elas surgem? Se existe algum tipo de tratamento para tirar as manchas ou até mesmo evitar que elas apareçam? Para esclarecer suas dúvidas, separamos as três causas principais e quais tratamentos o dentista pode indicar para cada uma delas.

CÁRIE


As manchas podem indicar uma cárie em estágio inicial. A superfície do esmalte fica opaca e esbranquiçada por causa da desmineralização do esmalte. Isso é resultado da ação dos ácidos produzidos pelas bactérias Streptococcus mutans localizadas na flora bucal quando se alimentam dos açúcares que consumimos. É importante manter a higiene bucal adequada, principalmente após o consumo de alimentos doces.


FLUOROSE


O excesso de flúor pode levar ao surgimento de manchas brancas nos dentes. Pode ocorrer pelo excesso de exposição ao flúor durante o desenvolvimento do dente, seja por consumo acidental de pasta de dente com flúor pelas crianças, na época em que ainda não sabem cuspir, ou pela mãe durante a gravidez afetando a dentição do bebê. As manchas podem ser removidas por meio de clareamento ou colocação de facetas dentárias, também conhecidas por lentes de contato dentário, de acordo com a recomendação do dentista.


HIPOPLASIA DE ESMALTE


É a má formação do esmalte, levando ao aparecimento de pequenas linhas, falta de parte do dente, alterações na cor ou surgimento de manchas. Pode ter como causa fatores hereditários, deficiência de algumas vitaminas ou doenças sistêmicas. Normalmente, essas manchas podem ser tratadas por meio de clareamento dental ou uso de cremes dentais remineralizadores.


COMO PREVENIR AS MANCHAS?


A primeira dica é ficar de olho na escovação. É importante manter a higienização correta, após as refeições, em média de 3 vezes ao dia, além do uso do fio dental diário.
Não abra mão das visitas periódicas ao dentista, a recomendação é a cada seis meses. O dentista faz a avaliação da sua saúde bucal, a limpeza de rotina para remoção de tártaros, placas bacterianas e algumas manchas.


Além disso, pode ser indicado uma mudança na alimentação, evitando alimentos e bebidas ácidas para que não ocorra mais danos ao esmalte do dente.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp