Lembrando que a quantidade de creme dental nessa fase inicial deve ser bem pouca, menor que um grão de arroz. Dos dois aos seis anos a quantidade deve ser igual ao tamanho de uma ervilha. A partir dos seis anos, a porção muda para o tamanho de um feijão.
Flúor
O flúor é um grande fortalecedor dos dentes. Sua ação é inibir a formação de lesões de cárie pois reduz a perda mineral do dente e ativa o ganho mineral por meio da formação de uma camada protetora (fluoreto de cálcio). A cárie aparece, principalmente, na fase infantil, que é quando grande parte das crianças têm preferência por alimentos com açúcar. Se a higienização não for feita da forma certa e a criança tiver as bactérias causadoras da cárie na boca, elas começam a metabolizar o açúcar e a desmineralizar os dentes. O flúor age nos dentes protegendo-os dessa ação dos ácidos. Dessa forma, é mais difícil para a cárie se desenvolver, pois a bactéria vai precisar liberar mais ácido e baixar mais o pH para conseguir desmineralizar o dente.
Consulta e prevenção
As consultas ao dentista devem ser feitas mesmo antes da erupção dos primeiros dentinhos. Portanto, leve os pequenos ao odontopediatra, especialidade que trata dos dentes na fase infantil. O ideal é que as consultas aconteçam a cada seis meses. O especialista dará a melhor orientação para o cuidado com a saúde bucal do seu filho e seu acompanhamento é de fundamental importância. A higienização deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia, após as refeições ou se criança comer algum doce. Use a escova ideal para a idade, de cerdas macias e não se esqueça do uso do fio dental todos os dias, tudo isso deve acontecer sempre com a supervisão de um adulto.