Blog

4 tipos de lesões cervicais não cariosas (LCNC)

Atitudes e hábitos simples do dia a dia podem afetar e desgastar os dentes. Por incrível que pareça, muita gente não sabe escovar os dentes do jeito certo. Tem tantas opções de escovas, será que você está comprando a escova ideal? A força que você faz durante a escovação, talvez esteja demasiada.

Já parou para pensar nisso? O tipo de creme dental usado, a força ao mastigar, a tipo de alimentação e certos tipos de doenças podem resultar em lesões cervicais não cariosas que é a perda de parte da superfície do esmalte. Conheça agora os tipos e fique atento às causas que podem desencadear o problema.


Abfração


É a perda de estrutura dental na porção cemento/esmalte nas regiões cervicais de dentes posteriores. Porém, a causa está na má oclusão da arcada ou até mesmo pelo contato prematuro entre os dentes. Outros fatores que podem acentuar o quadro são: mastigação com excesso de força ou o apertamento dos dentes.

Abrasão


Nesse caso também há perda de estrutura dental, como no processo de abrasão. Um dos principais fatores que levam a abrasão é quando a escovação é feita com muita força. Cremes dentais que contêm abrasivos, escovas com cerdas duras, uso de palitos, hábito de morder lápis e objetivos duros também podem ocasionar o processo. Os dentes mais afetados são em incisal de dentes anteriores.

Atrição


É um processo natural do organismo em que há desgaste da estrutura dentária em V na região incisal de dentes anteriores. A causa está no contato que acontece entre os dentes anteriores e posteriores durante a mastigação e pode ocorrer tanto com dentes permanentes ou com os dentes decíduos. Em casos avançados, pode levar à perda total da estrutura do esmalte.

Erosão


É a perda de estrutura do dente que geralmente acontece na região cervical e oclusal de dentes posteriores. Pode ser causada por fatores externos, como o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas como refrigerantes, como por fatores internos, como a ação de ácidos gástricos em nossa boca, principalmente quando o refluxo e vômitos são frequentes.

Quando o processo de desgaste dos dentes ainda está em estágio inicial, o paciente geralmente não consegue notar, por isso é importante manter as consultas regulares ao dentista, a recomendação é a cada seis meses. Nessas avaliações o profissional faz a avaliação da saúde bucal, e nos casos de LCNC, quanto mais cedo o problema for descoberto, maiores são as chances de conservar a estrutura dentária. Se no diagnóstico for constatado um ou mais tipos de lesões nos dentes, o tratamento é feito afastando os elementos traumáticos e restabelecendo a oclusão, quando possível.

Para prevenir esse tipo de lesão, comece pela escovação da forma certa, suave, escolha sempre escovas com cerdas macias. Procure ficar longe do estresse e mantenha uma dieta livre de alimentos ácidos.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp