Nesse último caso, o dentista faz a restauração, removendo a parte do dente prejudicada pela bactéria, limpando toda a região e preenchendo a cavidade com um composto resistente, devolvendo a estética e função do dente. Isso evita o agravamento do caso, sensibilidade e o paciente pode mastigar tranquilamente depois que termina o procedimento.
Mas após algum tempo que o procedimento foi feito, surge a dúvida, será que a restauração tem prazo de validade e precisa ser trocada?
Uma coisa é certa, o material usado nas restaurações, quando é de boa qualidade e resistência, dura a vida toda. Mas tem mais alguns fatores que contribuem para essa durabilidade e é por isso que a avaliação do dentista é tão importante.
A recomendação é que a consulta ocorra a cada seis meses. Nela o profissional checa como anda a saúde bucal e faz a profilaxia periódica. Se forem descobertas pequenas falhas, manchas ou trincas, esse é o momento ideal para fazer as correções e evitar problemas maiores lá na frente.
Lembrando que de nada adianta só as consultas, se você não vem fazendo a higienização da boca da forma certa. Escovar os dentes com escovas de cerdas macias após as refeições e o uso do fio dental diariamente são essenciais para garantir a saúde dos dentes e da boca.