Blog

Antibióticos causam cáries?

Essa é uma dúvida muito frequente nos consultórios e vamos esclarecer agora: afinal, o uso de antibióticos pode causar cáries? A resposta é não! Mas existe um alerta quanto à composição dos antibióticos, que geralmente são doces para que fiquem com gosto mais agradável e sejam aceitos de forma mais fácil pelas crianças.

Vamos lá! A cárie se desenvolve por meio da combinação de alguns fatores, a presença da bactéria Streptococcus mutans no ambiente bucal, uma dieta açucarada e a falta da higienização oral. Nesse ambiente, as bactérias se alimentam do açúcar e produz ácidos que corroem os minerais dos dentes até quebrá-los, dando origem à cárie.

A especialista Luciana Queiroz esclarece que no caso de antibióticos para crianças, os pais devem redobrar a atenção com a escovação. Geralmente, esses medicamentos se apresentam sob a forma de suspensões extremamente doces e são comumente adocicadas com sacarose, o açúcar comum. Além disso, alguns medicamentos possuem alta acidez, o que favorece a desmineralização fragilizando o esmalte dental. Como as doses costumam ser administradas a cada oito horas, pode acontecer da medicação ocorrer de madrugada, e aí como não tem escovação logo em seguida, o ambiente fica bem favorável ao surgimento da cárie.

Existe um antibiótico específico, a tetraciclina, que pode causar manchas na superfície do dente se usado em épocas em que eles estão em formação. Isso acontece, especialmente, do sexto mês da gravidez até os seis meses de idade para dentes de leite anteriores, e dos seis meses de idade até os seis anos para os dentes permanentes anteriores. Por causa disso, a prescrição desse antibiótico tem sido evitada para crianças e gestantes. Os dentes manchados são funcionalmente normais, porém, por comprometer a estética podem ser percebidos pela população em geral como cariados. Mas outros antibióticos podem ser usados no lugar das tetracilinas, como as penicilinas.

“A escovação é a melhor forma de prevenir a cárie. Se os pequenos estiverem fazendo uso do antibiótico, não abra mão da escovação após o uso do medicamento. Escovas de cerdas macias são as mais indicadas, pois, com sua flexibilidade conseguem alcançar os lugares mais difíceis e apertados. Os movimentos devem ser circulares e suaves. Para os bebês que ainda não têm dentes, a dica é fazer a limpeza da boca com uma fralda ou gaze umedecida com água filtrada”, esclarece a especialista.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp