Blog

Bruxismo: causas, sintomas e tratamento.

Sabia que acordar com dor de cabeça e/ou nos músculos da face são fortes indícios de que você possa estar com bruxismo? O problema costuma acontecer principalmente à noite, durante o sono e por isso é mais difícil de ser descoberto logo no início. Como o próprio paciente não percebe o problema, são as pessoas próximas que acabam notando um barulho diferente e podem ajudar a identificar a doença.

O bruxismo é uma desordem fisiológica que acomete a musculatura da mastigação, causa movimentos involuntários ou semivoluntários e faz com que o paciente tenha o ranger de dentes. Esses movimentos também podem acontecer durante o dia. É importante lembrar que o bruxismo não tem relação direta com faixa etária e pode atingir qualquer idade.

O que causa o bruxismo?

As causas exatas do bruxismo não são conhecidas, porém existem possíveis razões físicas ou psicológicas que levam ao distúrbio. O estresse, a ansiedade excessiva, sensações de raiva, frustação ou tensão, causas psicológicas e alguns medicamentos psiquiátricos como antidepressivos podem também ser fatores adjuvantes do aparecimento do bruxismo.


A má oclusão dental que é o mau encaixe entre as arcadas, outros problemas do sono como apneia do sono, resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças), refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca podem também estar na origem dessa desordem funcional.

Quais são os sintomas?

Desgaste Dentário Exagerado ou Mobilidade
O esmalte dentário é o primeiro a receber os danos do bruxismo, causando assim o desgaste anormal dos dentes, trincas e dor. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, a fricção pode provocar quebra e fraturas. O caso pode se agravar até que ocorra o amolecimento dentário, o que leva à perda dos dentes.

Dores de Cabeça
As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por causa da contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite) ou de tarde (se predominar de dia).

Disfunção Temporomandibular (articulação entre crânio e mandíbula)
Outro problema decorrente do bruxismo é dor na articulação temporomandibular. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.

Tratamento

A melhor maneira de começar os cuidados é procurando o dentista. Para cada tipo de diagnóstico, será elaborado um tipo de tratamento específico. Na maioria dos casos, a doença está associada a algum problema neurológico e o paciente precisa aliar seu tratamento ao de um profissional competente na área neurológica.


O dentista também indica as placas de tratamento (também chamadas de placas miorrelaxante), são feitas a partir de moldes da arcada dentária do paciente, obtidos pelo dentista. As placas oclusais são dispositivos removíveis e são feitas de resina acrílica. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.
“Outra opção de tratamento é a aplicação de botox na região. Sua ação diminui a força dos músculos da mastigação, aliviando os sintomas pelo tempo que a substância fizer efeito”, explica a especialista Glícea Bizinoto.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp