Por incrível que pareça, os dentes têm uma certa mobilidade natural, sim! Mas quando ocorre alguma alteração os dentes podem perder a firmeza, ter a movimentação aumentada e ficarem moles, o que infelizmente pode levar à condenação dos dentes.
Muitos fatores podem estar envolvidos na mobilidade dos dentes, conheça as principais origens.
Periodontite
Uma das causas é a inflamação ou infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, esse processo é chamado de periodontite. Por perderem o suporte ósseo, os dentes amolecem. A doença é comum, pode ser prevenida, mas ainda é a principal causa de perda de dentes em adultos, e, apesar de raro, pode ocorrer na adolescência.
Como acontece a periodontite?
O acúmulo de placa bacteriana e tártaro na base dos dentes desenvolve uma inflamação que causa uma bolsa entre as gengivas e os dentes. Com o passar do tempo, essa inflamação acaba causando um abscesso dentário, aumentando a taxa de destruição dos tecidos e ossos ao redor do dente.
Os fatores de risco também podem ajudar no desenvolvimento da periodontite. São eles:
- Maus hábitos de saúde bucal;
- Problemas dentários estruturais;
- Gengivite;
- Má nutrição;
- Fumo;
- Diabetes;
- Diminuição da imunidade, como ocorre em doenças com leucemia, HIV/AIDS e após as sessões de quimioterapia, para tratamento de alguns tipos de câncer;
- Alterações hormonais relacionadas à gravidez ou menopausa;
- Abuso de substâncias, como álcool e drogas;
- Predisposição genética;
- Medicamentos;
- Causas emocionais (estresse);
- Dentes mal posicionados, que dificultam a higienização.
Trauma
Acidentes, como uma pancada, tombo ou impacto pode causar danos irreparáveis aos dentes, e um deles é o amolecimento.
Os dentes possuem ligamentos periodontais que seguram suas raízes. Com a força do choque, esses ligamentos podem ser esticados ou rompidos, causando os dentes moles. O amolecimento pode ocorrer até alguns dias após o trauma, mas é essencial procurar um dentista o quanto antes para avaliação.
Sobrecarga dentária
Quando o organismo percebe que o dente está sendo muito pressionado, o próprio sistema de defesa entra em ação, amolecendo o dente, para que ele tenha um molejo maior. Essa é a maneira de proteger o dente, evitando a quebra, desgaste ou alguma outra consequência mais grave. A maior parte dos casos de sobrecarga se deve ao fato da perca de um ou mais dentes, o que pode levar a um desequilíbrio na mastigação.
Bruxismo
Ranger de dentes. Esse é um hábito involuntário que, geralmente, acontece durante a noite, é por isso que em muitos casos, as pessoas levam mais tempo para descobrir a doença e só ficam mais atentas quando os danos começam a aparecer. O bruxismo pode ocasionar desgastes no dente, retração na gengiva, quebra ou o amolecimento do dente.
Se você notar qualquer tipo de amolecimento nos dentes, o ideal é procurar atendimento com um dentista para que a avaliação seja feita.
De acordo com a especialista em endodontia Glícea Bizinoto, “após definir a causa do amolecimento dos dentes, podemos planejar o tratamento, que consiste basicamente na remoção do agente causador do problema. No consultório podemos indicar a raspagem periodontal, fazer ajuste oclusal, orientar a manutenção da higiene em casa, confeccionar placa miorrelaxante. Enfim, o tratamento vai variar de acordo com diagnóstico feito para cada paciente”.