Mantenha a calma!
A primeira coisa é manter a calma, porque na hora do desespero ninguém pensa direito e pode acabar tomando atitudes erradas. Concentre-se em procurar os fragmentos perdidos. Feito isso deve-se guardá-los. Lembrando que só é favorável colar os fragmentos em casos de fraturas anteriores (que é quando atinge os dentes da frente), já nos posteriores não é necessário reestruturar o dente com o fragmento, pois existem outras formas de reconstruir esse dente.
Conserve o dente quebrado.
Para poder colar parte do dente que quebrou, é preciso mantê-lo hidratado. Lave com água morna, sem sabão. Em seguida, coloque o pedaço do dente quebrado em um recipiente com soro fisiológico, leite ou em saliva.
Limpe a região afetada e procure com urgência o dentista.
A limpeza do local do sangramento na área do dente quebrado deve ser feita através de um bochecho leve com enxágue bucal antisséptico ou água com sal. Além disso, é indicado gelo no local se estiver sangrando, pois ele faz a contração dos vasos sanguíneos e assim vai diminuir o sangramento. O próximo passo é procurar um dentista o mais rápido possível.
Não tente colar o dente em casa!
Nunca tente colocar o fragmento ao dente com qualquer tipo de cola. Só o dentista, que conhece a anatomia do dente, sabe posicionar corretamente o fragmento junto ao dente com o material ideal para fazer a colagem.
Avaliação do dentista.
Depois da avaliação e diagnóstico, o tipo de tratamento para o dente quebrado vai depender do tamanho e local da fratura no dente. Caso a colagem com o fragmento não dê certo, o dentista pode optar pela restauração parcial ou completa. Não precisa entrar em pânico, com os avanços tecnológicos, é cada vez maior o número de soluções para restabelecer a saúde bucal.