No mercado, tem várias opções que prometem deixar os dentes mais claros e bonitos. Mas será que funcionam mesmo?
Os cremes dentais clareadores ou branqueadores têm uma substância abrasiva, que ao entrar em contato com os dentes, funciona como se fosse uma lixa ou esfoliante, e com isso pode acabar tirando a pigmentação extrínseca, aquela que fica na frente do esmalte e que é causada pela má higiene bucal e por placas bacterianas.
A pessoa pode até perceber alguma diferença, mas o creme dental clareador não consegue, de fato, clarear o dente. Sua ação abrasiva faz apenas um trabalho de polimento. Nos casos de dentes escurecidos por causa de cigarro e café, por exemplo, o creme dental clareador não funciona porque os pigmentos estão na parte interna dos dentes.
SENSIBILIDADE E ESCURECIMENTO DOS DENTES
O esfoliante, presente no creme dental clareador, deixa os dentes opacos e sem brilho, e sua ação é ainda maior em facetas e restaurações em resina do que no esmalte. O desgaste do esmalte dentário, deixa a dentina exposta, o que pode provocar sensibilidade dentária.
Além disso, a dentina é mais porosa, e ao entrar em contato com o corante dos alimentos, dará aos dentes uma aparência mais escura. Ou seja, a ação do creme dental clareador pode ser contrária, caso seja usado sem orientação do dentista.
TRATAMENTO
O tratamento para clareamento dos dentes deve ser feito com um dentista, os resultados são muito seguros. As substâncias aplicadas conseguem atingir as manchas mais internas dos dentes, modificando e proporcionando uma tonalidade natural. Há ainda a possibilidade do clareamento dental caseiro, porém, só deve ser feito com a supervisão de um dentista, que indicará a quantidade e tempo de uso ideais.