TONALIDADES DOS DENTES
Dentes saudáveis podem variar de cor, o que está ligado diretamente a uma característica genética. Existem quatro tipos de graduações de cores: marrom avermelhado, amarelo avermelhado, acinzentado e cinza avermelhado.
Note que a cor branca não é uma coloração natural dos dentes. Quando se faz um tratamento estético para clarear os dentes, o dentista modifica a tonalidade dentro do possível na graduação de cor natural do paciente.
O dente apresenta variações de tonalidade. A dentina é responsável pela cor do dente, já que o esmalte é transparente. Na ponta do dente (porção incisal) tem mais esmalte, o que deixa o dente mais claro. Na região próxima à gengiva (porção cervical), há maior predominância da dentina e o dente é mais escuro.
Alterações de cor também acontecem entre os dentes do mesmo arco. Os incisivos são mais claros e caninos mais escurecidos; já os pré-molares e molares estão em uma tonalidade intermediária.
CAUSAS
É importante que você saiba que alguns fatores podem contribuir para a alteração da tonalidade dos dentes, como a idade, alimentação, traumas, hábitos.
As manchas podem ser extrínsecas por causa de alimentos pigmentados: café, alguns tipos de chás, chocolate, vinho, shoyu, refrigerante, ketchup e o cigarro.
As manchas intrínsecas são decorrentes da idade dos dentes (que tendem a ficar mais escuros com o tempo), certos tipos de medicamentos (como o antibiótico tetraciclina, se for usado na infância), hereditariedade, amelogênese imperfeita (o esmalte do dente fica meio áspero com alteração importante de cor), traumatismos (pode haver rompimento dos vasos internos, a polpa sofre um trauma e pode gerar um hematoma, escurecendo os dentes), o tratamento de canal também pode deixar os dentes escurecidos.
O excesso de flúor pode causar manchas esbranquiçadas nos dentes, quadro conhecido como fluorose. Pode acontecer em duas situações: com as crianças que escovam os dentes e ainda não conseguem cuspir, e com isso acabam ingerindo muito flúor, a fluorose acontece nos dentes permanentes; e quando a mãe toma flúor na gravidez durante a formação dos dentes do bebê, o recém-nascido terá fluorose nos dentes de leite.
PREVENÇÃO
Para manter a tonalidade dos dentes é importante fazer uma escovação bucal adequada, pelo menos três vezes ao dia, com o uso de escova de cerdas macias. O uso do fio dental também deve ser diário.
Mudar hábitos, reduzir o consumo de alimentos pigmentados e ácidos também ajudam a conservar a cor clara dos dentes.
Faça visitas ao dentista a cada seis meses, o tratamento preventivo com a profilaxia deixa dos dentes mais limpos, polidos e brilhantes.
Por fim, se você quer uma grande transformação do seu sorriso opte pelo clareamento. A clínica Cuidalli tem profissionais especializados e os melhores tratamentos. Agende sua consulta, faça sua avaliação e conquiste um sorriso perfeito!