O tratamento de canal é uma das principais associações que as pessoas costumam fazer quando sentem alguma dor de dente. E tudo isso é por causa do mito de que o canal e seu tratamento são extremamente dolorosos. Felizmente, com os avanços da odontologia, ele se tornou rápido e sem dor.
Mas será que toda dor de dente significa que será preciso fazer um tratamento de canal? A resposta é não! Diversas situações podem causar dor.
Além da dor de origem endodôntica, temos também dores causadas por lesões de cárie, retração gengival, doenças periodontais como a gengivite e periodontite, traumatismo dentário, hipersensibilidade ou mesmo envelhecimento precoce do dente. Até mesmo os terceiros molares, conhecidos como dentes do siso, podem provocar dor quando estão na época de erupção.
Além desses fatores, a origem pode estar relacionada às seguintes condições: má oclusão dentária (problemas de encaixe na articulação das arcadas ou dos dentes), restauração infiltrada, exposição radicular (raiz dos dentes exposta, causando sensibilidade), sinusite (a inflamação do seio maxilar pode refletir nas raízes dos dentes superiores).
Segundo a especialista Glícea Bizinoto, “o que se deve observar inicialmente é se a dor no dente é provocada ou espontânea. A dor provocada, aquela que precisa de algum estímulo para que aconteça, geralmente indica que não tem inflamação ou infecção pulpar. Já a dor espontânea, que é quando sem estímulo nenhum o dente dói, pode indicar problemas no canal ou algum problema periodontal. É fundamental que o paciente faça uma consulta para que seja feita a avaliação, diagnóstico e correto tratamento.”