Blog

Estomatite Infantil: sintomas, tratamento e prevenção

O QUE É A ESTOMATITE INFANTIL? A estomatite é qualquer infecção da mucosa bucal e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, etc. Os sintomas costumam ser as aftas na boca, língua, garganta e gengiva com coloração cinza, amarela no meio e bastante vermelha por fora. Atinge com mais frequência crianças entre 1 e 5 anos e a transmissão é muito fácil, ocorre através de qualquer tipo de contato com o infectado.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?


Normalmente, é causada pelo vírus da herpes simples do tipo 1, conhecido pela sigla HSV-1. Um outro vírus que pode provocar a doença é o coxsakie, nesse caso, além das aftas, surgem bolinhas vermelhas nas mãos, nos pés e do lado de fora da boca, síndrome conhecida por mão-pé-boca.


Outros sintomas da estomatite são: febre alta de até 40ºC, inchaço das amígdalas, baba constante, e redução significativa do apetite e da sede por causa da dificuldade de engolir. A gengivite também pode aparecer, que é a inflamação das gengivas provocando sangramento na região.


A ESTOMATITE TEM FATOR DE RISCO?


Os pais podem ficar tranquilos, porque a estomatite não é grave. Se for descoberta logo no início e tratada corretamente, não representa riscos para a criança. O único fator de risco, nesse caso, está relacionado ao vírus da herpes, que pode deixar os olhos vermelhos, irritados e sensíveis. Se você perceber esse sintoma, procure imediatamente um médico, pois se a infecção viral atingir a córnea, pode acarretar danos graves e permanentes na visão das crianças.


COMO É O TRATAMENTO?


O tratamento é feito com o objetivo de combater os sintomas da infecção, que costumam durar entre 10 e 14 dias. Assim, o ideal é consultar um pediatra, para que seja avaliado caso a caso, e assim possa ser feita a administração de medicamentos para alívio dos sintomas.


Uma medida simples e que reduz as chances da infecção se agravar, é manter a boca da criança sempre limpa. Essa limpeza pode ser feita com gaze e água fresca ou por meio da escovação dos dentes. Os pais também devem ficar atentos aos sinais de desidratação, como a criança tem dificuldade para engolir, é comum que ela deixe de mamar ou até mesmo de tomar água.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp