A função de cada dente é muito importante na boca e a presença de todos eles tem um papel super importante no equilíbrio da arcada dentária. Apesar de existirem muitas opções para restabelecer e preencher essa perda, nada se compara ao dente natural. Por isso, é fundamental ficar de olho na prevenção para evitar a perda dentária.
A falta de um dente não é só uma questão estética, que traz constrangimento na hora de sorrir, a ausência dele ocasiona um grande problema funcional que pode atingir muitos dentes. A endodontista Glícea Bizinoto esclarece que essa perda traz comprometimento do alinhamento entre os dentes, prejudicando a oclusão, causa problemas de perda de espaço entre os dentes vizinhos e até mesmo a deglutição (o ato de engolir os alimentos) e fala.” Quando a pessoa perde um ou mais dentes, os alimentos não são mastigados corretamente, o que pode causar problemas digestivos a médio e longo prazo”, explica a endodontista.
Durante a mastigação, os alimentos pressionam a gengiva. Com a perda do dente, a exigência do outro lado da arcada fica maior. Os dentes vizinhos se movimentam, na tentativa de ocupar o espaço da falha, inclinando e descendo, surgindo espaços entre eles. Nesse processo, o dente antagonista perde de forma significativa a sustentação óssea, com isso a raiz fica muito exposta causando o amolecimento. Assim, esse conjunto de dentes vizinhos passam a sofrer muita força por causa do desnivelamento e se desgastam.
A principal função do dente é a mastigação. Com a falta dele, a gengiva fica exposta, torna-se vulnerável durante a escovação e mastigação. Outro quadro é a perda óssea, se o espaço não for preenchido rapidamente por um implante, por exemplo, pode ocorrer reabsorção óssea e consequente atrofia na região.
Os fatores que levam à perda dentária são diversos:
– A má higiene bucal; – O bruxismo ou apertamento dos dentes podem facilitar traumas que geram fraturas na raiz; – Agenesia dentária que é a ausência de um ou mais dentes e tem origem genética, podendo passar de pai para filho; – Uma cárie profunda que se estendeu até a raiz.
Nada melhor do que a prevenção para evitar a perda dentária. O fator de maior relevância e que evita doenças bucais é a escovação diária e o uso do fio dental. As visitas ao dentista devem ser regulares, a recomendação é que seja feita a cada 6 meses ou em caso de alguma dor dentária ou sangramento gengival.