CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Dentre as causas principais, está a ingestão de alguns medicamentos, idade avançada (com o envelhecimento, as glândulas vão se atrofiando), câncer na região da cabeça e pescoço, diabetes, entre outros.
Com baixa quantidade de saliva, os riscos de se ter doenças periodontais, saburra na língua e mau hálito são maiores. Isso também impede a mastigação adequada dos alimentos, fazendo com que a consistência dos alimentos que a pessoa ingere seja alterada, podendo causar problemas digestivos.
DICAS PARA MANTER A SALIVAÇÃO NORMAL
Para evitar o problema comece se hidratando bem, tome no mínimo dois litros por dia. Evitar o consumo exagerado de café, chá e refrigerantes diet e minimizar a ingestão de alimentos picantes e salgados estão na lista para tratar a xerostomia. Evite o cigarro e o álcool. Mastigar chicletes sem açúcar também ajuda a estimular a produção de saliva.
TRATAMENTO
Se sentir a boca seca, é muito importante procurar um médico ou dentista para que seja avaliada qual é a causa do problema. Assim que for detectado, será recomendado o melhor tratamento.