O uso da chupeta pode causar a mordida aberta anterior, que tem como característica o fato dos dentinhos anteriores (que ficam na frente) da parte de cima não tocarem os de baixo, ou seja, os dentes da frente não se encostam. Outro mal causado pela chupeta é que ela pode ser responsável por alterar o tônus muscular da face, trazendo problemas na mastigação e deglutição dos alimentos.
Os especialistas recomendam aos pais que optam pelo uso da chupeta, que o hábito seja controlado e não ultrapasse os dois ou três anos de idade, dessa forma, não haverá risco de alteração nos dentes permanentes. Se for necessário o uso do aparelho ortodôntico será por outros motivos, como o crescimento e formato dos dentes.
Depois que os pequenos pegam o hábito de usar a chupeta, o desapego é uma tarefa difícil. Os pais devem restringir o uso aos poucos permitindo, por exemplo, só na hora de dormir ou quando a criança estiver doente.
A conversa é sempre uma boa alternativa, explicar ao filho que a idade dele não é mais adequada é uma forma de esclarecer por que a chupeta deve ser abandonada. Tente substituí-la por algo que a criança goste muito ou pensar em outras formas que você acredita que pode surtir algum efeito como forma de recompensa. Se não resolver, é bom procurar a ajuda de um especialista.
Um bom método que diminui o prazer da sucção pela criança, é fazer um furo no bico da chupeta, assim o ar entra e a pressão diminui. O fundamental é não causar traumas e fazer com que aos poucos a criança vá esquecendo da chupeta, de forma bem tranquila.