Blog

Problemas periodontais x Problemas cardíacos

O cuidado com a saúde bucal ajuda a proteger também a saúde do nosso corpo, em especial do coração. Já ouviu falar em periodontite? Pesquisas recentes mostraram que quem tem a doença, geralmente tem maior risco de ter um problema cardiovascular. Na maioria das vezes, a pessoa tem periodontite e não sabe, porque ela só causa dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

O que é periodontite?


Deve-se ter muita atenção ao primeiro sinal de alerta: o sangramento gengival. É possível notar, por exemplo, se você passar o fio dental e a gengiva sangrar. A periodontite é o estágio mais avançado da gengivite (gengiva inflamada), que geralmente vem de uma higiene bucal inadequada. A placa bacteriana se forma, calcifica e vai cada vez mais agredindo a gengiva, causando inflamação. Mau hálito, sangramentos na boca (especialmente durante a escovação), escurecimento da gengiva, inflamação gengival, reabsorção óssea e dores na região são os principais sintomas da periodontite.


Qual é a relação com o coração?


Estando essa doença instalada na boca, abre- se o caminho para que bactérias entrem no nosso corpo. Da corrente sanguínea, elas vão para qualquer órgão do corpo. No coração que está o maior perigo, pois as bactérias podem inflamar as artérias. Como o coração tem um grande fluxo sanguíneo, as bactérias se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isso pode resultar em doença como a endocardite bacteriana, que é uma infecção do revestimento interno do coração. Outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com o American Heart Association, associação cardíaca dos Estados Unidos.


Tratamento e Prevenção


A redução da presença de bactérias e a eliminação do biofilme, tanto abaixo como acima da linha da gengiva, são partes importantes da saúde bucal e sistêmica. Essa redução e eliminação pode ser feita com a tradicional raspagem e nivelamento de raízes, complementando com os cuidados tomados em casa. As instruções sobre a higiene bucal são essenciais para o tratamento de todos os pacientes, particularmente os de alto risco, como os portadores de doenças cardiovasculares. O tratamento deve concentrar-se na prevenção de enfermidade periodontal e inflamação bucal, o que é fundamental para o controle dos problemas bucais associados à doença cardiovascular.

A forma certa de escovar também julga muito, os movimentos devem ser de retirada da placa dos dentes, e o processo de escovação de todos os dentes deve demorar, em média, dois minutos. Já o fio dental é usado para ajudar na remoção da placa e de restos de alimentos, ao passar o fio entre os dentes, nunca repita o mesmo fio no outro dente, porque corre-se o risco de levar placa de um dente para o outro.
Lembre-se de ir ao dentista a cada seis meses, as consultas periódicas são indispensáveis para que possa ser feito o acompanhamento, avaliação e profilaxia, mantendo assim sua saúde bucal em dia e do seu coração também.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp