O descuido na hora da higienização bucal, problemas de fabricação da prótese ou até mesmo a alergia ao metal (o que tem relação com o indivíduo) pode desencadear reações com inflamações, retração gengival e até a perda do dente.
Confira quais são as principais causas!
Próteses com término grosseiro: o encontro entre o final da prótese e início da superfície dentária deve ser suave, sem espaços. Caso ocorra qualquer tipo de espaço ou degrau, a região torna-se propensa ao acúmulo de placa bacteriana, o que leva à inflamação e posterior recessão gengival.
Próteses que dificultam a remoção da placa bacteriana podem bloquear o acesso das escovas tradicionais ou interdentais, dificultando a limpeza da região e causando a gengivite. Esse é o caso de próteses fixas extensas de mais de um elemento.
Alergia aos materiais da prótese: alguns componentes dos materiais usados na prótese podem causar reações na gengiva. Geralmente, esse material é o metal que fica na parte interna das coroas de porcelana.
Tratamento
Após o diagnóstico de problemas na confecção das próteses dentárias sendo a causa para a inflamação da gengiva, é hora de partir para as escolhas terapêuticas que, na verdade, são variações de uma mesma proposta de tratamento: remoção da prótese dentária defeituosa, restabelecimento da saúde da gengiva inflamada e confecção de nova prótese dentária. Se for necessário, pode-se fazer o reposicionamento cirúrgico da gengiva que tem como objetivo restabelecer não só a posição natural da gengiva, mas também prevenir o local de problemas como a sensibilidade dental aumentada, cáries radiculares, abrasões e erosões dentárias e o acúmulo de placa bacteriana. Além disso, o reposicionamento cirúrgico da gengiva facilita a remoção da placa bacteriana durante a escovação.
Já a substituição da prótese é indicada quando o desenho ou a adaptação das próteses não estão corretos.
Em diagnósticos de alergia ao metal, coroas livres de metal são as mais indicadas para a substituição.
Prevenção
A consulta ao dentista deve ser feita a cada seis meses ou se o paciente notar qualquer tipo de incômodo, mesmo antes deste período. Se for necessário usar prótese, faça o tratamento com um dentista com boa indicação e de sua confiança. Uma boa higienização bucal também é muito importante, lembre-se de não colocar força exagerada durante a escovação, o que evita danos às raízes e aos tecidos gengivais.