O que é tratamento de canal?
Tratamento de canal, chamado de tratamento endodôntico entre os dentistas, significa que a polpa do dente (tecido da parte interna da raiz), está inflamada, infeccionada ou morta. As causas mais comuns são: cárie profunda e fratura dental. É uma alternativa para salvar o dente e evitar a extração. Após a finalização do tratamento, o endodontista veda o dente com um material odontológico provisório para que não tenha risco de nova infecção por bactérias e encaminha para que se faça a restauração definitiva.
Como restaurar o dente?
Na hora de dar início à restauração, em um primeiro momento, o dentista avalia o grau de comprometimento da coroa dentária, para então fazer a decisão entre a restauração simples ou instalação do núcleo com coroa. Nos casos em que a estrutura da coroa dentária está pouco afetada, um núcleo estético e uma restauração simples podem finalizar o tratamento.
Já quando a coroa dentária está muito afetada, a estrutura dentária precisa ser reproduzida através de uma coroa protética, com um pino de reforço na raiz (núcleo), que serve como pilar para a instalação da coroa, e tem como função dissipar as forças mastigatórias, mantendo a coroa fixa ao longo dos anos.
Cuidado e Prevenção
O dente que passa por tratamento de canal exige maior atenção, porque deixou de ser um dente íntegro, mas isso não significa que estará livre da cárie. Por isso, é importante manter a higiene bucal adequada, mantendo a escovação após as refeições e o uso do fio dental todos os dias. As consultas ao dentista devem ser a cada seis meses, para um cuidado completo da saúde bucal.