Mais uma má notícia é que quando a gengiva retrai, esse processo é irreversível e tem diversas consequências, afetando o bem-estar e colocando em ameaça a saúde dos dentes.
Por isso, é muito importante ficar de olho nos fatores que levam à retração gengival.
Como anda a sua escovação? Mão leve na hora de escovar os dentes é a dica, nada de força demais, uma escovação traumática leva à retração da gengiva. O ideal é usar escova de cerdas macias e passar o fio dental nos dentes diariamente. Para saber se você está exagerando na força, é só observar a sua escova, se em menos de dois meses ela já estiver muito aberta, é indício de escovação errada.
A gengiva quando está saudável não sangra! Se você passar fio dental ou escovar e houver sangramento, é mais um sinal que a sua escovação não está sendo bem feita. As placas bacterianas vão se acumulando formando o tártaro que causa inflamação na gengiva, e aí ela incha, fica dolorida e sangra.
Outro fator se dá devido ao mau posicionamento dos dentes. A força da mastigação que é feita sobre o dente que está em desequilíbrio na boca, faz com que haja a reabsorção óssea na região, e a gengiva acompanha o processo se retraindo.
A utilização de aparelho ortodôntico e restaurações ou margens de próteses mal adaptadas são outras razões que favorecem ou agravam o problema.
Bruxismo (ranger de dentes) ou apertamento dos dentes sobrecarregam as estruturas dos dentes e pode ocasionar reabsorção do osso e consequente retração. O estresse e a tensão emocional são as principais causas. Logo, para solucionar o problema, é essencial buscar ajuda profissional e minimizar o estresse no dia a dia.
Tratamento
Como a retração é um quadro que não tem volta, o tratamento é feito para evitar a progressão. O profissional faz uma avaliação do caso do paciente, identifica qual é o fator causador da recessão gengival e indica o melhor tratamento. Se for por escovação errada, vai ser preciso mudar o jeito de escovar. Se for por falta de limpeza, é indicada a profilaxia para evitar o acúmulo de tártaro próximo à gengiva. Se for por mau posicionamento dos dentes, pode ser indicado o tratamento ortodôntico. No caso de bruxismo ou apertamento dos dentes pode ser indicada a placa miorrelaxante para evitar a sobrecarga funcional em dentes específicos, evitando assim a continuidade da retração gengival.
Nos casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia gengival que acontece através de reposicionamento gengival ou de enxerto de tecidos moles.
Prevenção
Para evitar a retração gengival tenha um bom hábito de escovar os dentes e usar o fio dental da forma certa. Fazer a profilaxia é mais um passo importante, vá ao dentista a cada 6 meses e mantenha a limpeza em dia. Uma alimentação equilibrada faz a diferença e se for fumante, procure por alternativas para abandonar o hábito. Cuidar da sua saúde da boca é sempre a melhor forma de prevenir diversos tipos de doenças bucais.