A resposta vai depender da avaliação de cada caso.
O primeiro ponto é deixar esse medo de lado, pois com o avanço da tecnologia a cirurgia se tornou simples, rápida e seguindo todas as orientações do dentista, a recuperação acontece de forma tranquila e em poucos dias.
Um segundo ponto que vale ser ressaltado é que nem todo dente do siso precisa ser removido. É isso mesmo! Em casos em que há espaço na boca, e é possível fazer a higienização que evita inflamação gengival e cárie, esses dentes não incomodam. Nesse caso, como não há prejuízo na saúde bucal, é recomendável conservar do dente.
Então, quando extrair o dente do siso?
A indicação para retirada do dente do siso acontece nas seguintes situações: – quando falta espaço para o dente; – inflamação gengival devido ao acúmulo de alimentos na área (pericoronarite); – sisos mal posicionados; – sisos sem possibilidade de erupção (inclusos); sisos com cáries constantes e/ou prejudicando alinhamento dos dentes. Se o paciente optar por não fazer a retirada, o ideal é manter um acompanhamento anual através de radiografia panorâmica.
Existem cirurgias de terceiros molares mais fáceis e outras mais difíceis. Elas levam em consideração o desenvolvimento e posicionamento do dente, por isso é necessário avaliar cada caso. A cirurgia pode ser realizada em consultório e o cirurgião buco-maxilo-facial é especializado na área, sendo considerado o profissional mais indicado para a chamada exodontia dos terceiros molares.
Pós-operatório
Após a extração, é preciso evitar atividades físicas e sol durante quatro dias e ficar em repouso. O inchaço também é possível, por isso nos dois primeiros dias deve ser colocada bolsa de gelo próximo à orelha, numa média de 20 minutos de cada lado, três vezes ao dia. A alimentação nos primeiros dias deve ser fria ou gelada, sorvete, açaí e sopa fria batida no liquidificador são ótimas opções. A partir do terceiro dia pode-se voltar aos hábitos alimentares normais, porém evitando alimentos muito duros na região da cirurgia. Compressa morna no 3º e 4º dias vai ajudar na diminuição da dor. A higienização dos dentes deve ser feita normalmente, usando escova macia, para evitar infecção por causa de restos de alimentos. Medicações prévia e pós-cirúrgica são comumente prescritas.
Tirou todas as suas dúvidas? Viu como pode ser tranquilo fazer esse tipo de extração? Na clínica Cuidalli você encontra profissionais altamente qualificados e especializados para te atender da melhor forma, agende sua consulta!