Blog

Toxina Butolínica na Odontologia

A odontologia vem se reinventando constantemente, e uma das suas últimas inovações trouxe benefícios importantes para os tratamentos da face com o uso da toxina botulínica. A substância age paralisando os músculos da região onde é aplicado e tem sido usado para tratar diversos problemas bucais, para um sorriso ainda mais bonito e harmônico.

Um dos principais diferenciais da tóxina butolinica e que trouxe grande satisfação aos pacientes é que o tratamento é muito seguro, não compromete as funções mastigatórias e tem recomendações terapêuticas do Conselho Federal de Odontologia. Confira quais são os principais tipos de problemas bucais que o uso da tóxina butolinica é recomendado e eficaz:

Sorriso Gengival

Um sorriso que tem muita gengiva à mostra acaba prejudicando a estética, não é mesmo? O sorriso gengival ocorre quando uma porção muito grande da gengiva fica exposta ao sorrir. Mas a odontologia descobriu na toxina butolinica uma excelente solução para esse problema. A aplicação da tóxina butolinica  é realizada no lábio, e age impedindo que aconteça o movimento normal dele quando a pessoa sorri, expondo menos a gengiva e deixando o sorriso mais bonito e natural.

Controle do Bruxismo, Apertamento e DTM

O bruxismo, é o ranger de dentes de forma involuntária, principalmente durante o sono. Assim como o apertamento, quando acontecem, ocorre a participação dos músculos da mastigação neste movimento. O resultado é o desgaste e trinca nos dentes, o que compromete a estética e a própria mastigação causando dores faciais, exposição dos dentes a fraturas, o que traz grandes prejuízos dentários. Um dos sintomas mais comuns é a musculatura dolorida e dor de cabeça ao acordar, o que podem ser aliviados com o uso da tóxina butolinica.

Diminuição da força do masseter em reabilitação

Aqui, o uso da tóxina butolinica  é uma terapia complementar aos tratamentos de implantes osseointegrados maxilomandibulares reabilitados, também conhecidos como implantes de carga imediata. A tóxina butolinica  é injetado nos dois lados no músculo masseter, o que diminui a pressão da mastigação temporariamente para que o osso cicatrize ao redor dos implantes.

Sialorreia

É a produção excessiva de saliva. Pessoas com essa condição têm risco elevado de inalar a saliva, alimentos ou fluidos para os pulmões. O tratamento é feito com aplicação da injeção de tóxina butolinica nas glândulas parótidas e submandibulares. Com isso, ocorre uma inibição da liberação da acetilcolina nas junções neurosecretoras pré-sinápticas das glândulas salivares.

Cefaleia Tensional ou Enxaqueca

Sabe qual é a origem da dor de cabeça da maioria das pessoas? É muscular! O que acontece é que os músculos da face agem forçando excessivamente os ossos do crânio, aí essa tensão da musculatura pode resultar em cefaleia ou enxaqueca. Se a dor acontece porque o músculo contrai, imagina o que um simples relaxamento, através do uso da tóxina butolinica, pode trazer de alívio ao paciente?

Resultados da tóxina butolinica 

Após os procedimentos serem feitos, os resultados começam a aparecer a partir de 15 dias, e pode durar de quatro e seis meses, o que varia de acordo com cada paciente. Dependendo do caso e do uso, pode-se reaplicar a cada semestre. Um ponto que merece atenção é que o procedimento só deve ser feito por um profissional qualificado, para um tratamento seguro e eficaz.

Acompanhe também nas redes sociais:

Atendimento

Entre em contato via WhatsApp