Também conhecidos como dentes decíduos ou primários, os dentes de leite têm a estrutura semelhante aos dentes permanentes, apresenta de fora para dentro três camadas principais: o esmalte, a dentina e o canal. Apesar de serem menores, possuem a raiz mais longa e fina.
MOTIVOS QUE LEVAM AO TRATAMENTO DE CANAL
– Cárie: quando a lesão é mais extensa, atravessou esmalte e dentina e atingiu o canal;
– Trauma: em caso de quedas e pancadas, em que há quebra total ou parcial do dente, ou simplesmente rompimento dos vasos sanguíneos e nervos do canal, podendo assim prejudicar o permanente em formação.
TRATAMENTO DE CANAL
Em geral, a sessão de tratamento é mais curta do que a de adulto. O material usado é específico para dente de leite, pois terá que ser reabsorvido pelo organismo na época de troca de dentes.
PAPAIS, FIQUEM DE OLHO NA PREVENÇÃO!
Adotar a rotina da escovação dos dentes após as refeições, deve ser a primeira tarefa da lista para prevenir a formação da cárie. Escolha escovas de cerdas macias e creme dental com flúor, ambos de acordo com a idade, acompanhe a escovação e auxilie os pequenos.
Além disso, evite o consumo exagerado do açúcar e carboidrato. As consultas ao odontopediatra devem ser feitas a cada seis meses, para avaliações e profilaxia, o que é essencial para a manutenção da saúde bucal dos pequenos.